Os humanos têm transformado a Terra num planeta cada vez mais inabitável devido à poluição, às alterações climáticas e à perda de biodiversidade. Para garantir o futuro do Planeta, a ONU apelou ao mundo para “fazer as pazes com a natureza”.
Em janeiro, 11 bacias hidrográficas registaram subidas na quantidade de água armazenada, registando-se apenas uma descida, face ao mês anterior, no Mondego, de acordo com os dados do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH).
No final de dezembro nenhuma região de Portugal apresentava situação de seca meteorológica, o que não se verificava desde novembro de 2018, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). No final de janeiro, 21 albufeiras, das 59 monitorizadas, tinham disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total e 14 apresentavam valores inferiores a 40%, segundo dados do Serviço Nacional de informação de Recursos Hídricos (SNIRH).
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) já divulgou o relatório anual que tem como objetivos reconhecer novos riscos, reduzir a pressão planetária e olhar para a natureza como colaboradora do desenvolvimento humano.